domingo, 7 de junho de 2009

OLIMPÍADA FACAMP - HUMANAS

OLIMPÍADA FACAMP

"A FACAMP, com o apoio da CPFL Cultura, realizará, em 2009, a 1a Olimpíada de Atualidades, nos moldes das olimpíadas tradicionais de Matemática, Física e Biologia. É uma iniciativa inédita no Brasil na área de Ciências Humanas.

Seu objetivo principal é colaborar com a preparação dos estudantes para o exame vestibular.

A Olimpíada contribuirá também para:

• Despertar o interesse dos estudantes do Ensino Médio pelos temas e problemas do Brasil e do mundo contemporâneo.

• Encorajar o ânimo investigativo, o desenvolvimento do espírito crítico e a capacidade analítica no ambiente pré-universitário.

• Aprimorar a articulação dos conteúdos programáticos entre o Ensino Médio e o Ensino Superior.

LOCAIS DE PROVA


A Olimpíada se desenvolverá em 3 fases:

1ª fase – 20 de junho. Prova via internet, de múltipla escolha, avaliando o desempenho dos estudantes nos conteúdos de História e Geografia das duas primeiras séries do Ensino Médio.

Os estudantes aprovados receberão a lista de temas de atualidades que
serão objeto de avaliação na 2ª e 3ª fases.

2ª fase – 23 de agosto. A segunda fase é presencial, com prova de múltipla escolha, e será aplicada em 15 cidades: Bauru, Campinas, Campo Grande, Goiânia, Londrina, Piracicaba, Pouso Alegre, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Paulo, Sorocaba, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

3ª fase – 27 de setembro. A prova será presencial, dissertativa e aplicada no campus da FACAMP, em Campinas. Serão convocados os 300 melhores classificados na segunda fase. Os temas serão os mesmos propostos para a segunda fase.

DA INSCRIÇÃO

1. Podem participar da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES estudantes que estejam cursando, em 2009, a 3ª Série do Ensino Médio ou alguma modalidade de curso pré-vestibular, independente da área escolhida (humanas, exatas ou biológicas).

2. A inscrição é gratuita e deve ser feita a partir de 01 de maio de 2009 até as 23h da quinta-feira, dia 18 de junho de 2009, no site www.olimpiadafacamp.com.br.

3. Ao preencher a ficha de inscrição o estudante escolhe a cidade onde, se aprovado na primeira fase de 20 de junho de 2009, realizará a segunda fase em 23 de agosto de 2009.

DA ESTRUTURA DAS PROVAS

9. A OLIMPÍADA DE ATUALIDADES será composta de três fases que serão realizadas nos dias 20 de junho, 23 de agosto e 27 de setembro de 2009.

10. A Primeira fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES será realizada no dia 20 de junho às 13h30 através da Internet e será composta de 50 questões de múltipla escolha.

11. A prova da primeira fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES irá avaliar conteúdos das disciplinas de História e Geografia que são trabalhados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Consulte o conteúdo programático dessa fase no site www.olimpiadafacamp.com.br

12. Para realizar a prova o estudante deve seguir os passos abaixo:

I. Acessar o link de entrada que será enviado para o e-mail cadastrado alguns dias antes da data da prova.

II. O estudante terá no máximo 3 horas para responder às questões da prova.

III. O gabarito da prova será divulgado no dia 25 de junho de 2009 no site www.olimpiadafacamp.com.br

IV. A lista dos classificados para a segunda fase será publicada no dia 25 de junho no site www.olimpiadafacamp.com.br

V. Serão classificados para a segunda fase os 3.000 estudantes que obtiverem as melhores classificações na primeira fase.

VI. Todos os estudantes que obtiverem a nota de corte (nota do estudante classificado na posição 3.000) serão convocados para a segunda fase, o que significa que serão classificados pouco mais de 3.000 estudantes para a segunda fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES.

VII. O realizador não se responsabiliza por eventual lentidão ou falha de conexão que causem impedimento ou dificultem a realização da prova online e também não é responsável pelo link de acesso dos estudantes até o servidor da prova.”

Informações completas no site da facamp: www.olimpiadafacamp.com.br

Os próprios alunos devem fazer sua inscrição pois são necessários dados pessoais.

A primeira prova, que será online, poderá ser feita em casa, no entanto, os alunos que não possuírem internet em casa, poderão fazer na escola, basta para isso informar com antecendência.

Não esqueçam, vocês tem até o dia 18 de junho.

Infelizmente, a Olimpíada da Facamp e a Olimpíada de Física cairão no mesmo dia e hora. Por isso, os alunos interessados precisarão optar por participar em apenas um dos eventos citados.

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu pensamento.