terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Depois dos vestibulares, casais estão preparados para namoro a distância

Ana Okada
Em São Paulo - Folha de São Paulo online

"Após a maratona de provas dos grandes vestibulares, muitos casais se preparam para iniciar um namoro a distância caso sejam aprovados. Esse é o caso de Ana Carolina del Cura, 18, e Israel Mielli, 18. Ela, que veio a São Paulo para estudar mas é de Curitiba (PR), quer estudar matemática aplicada. A candidata presta vestibular para a USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto e a UFPR (Universidade Federal do Paraná); e para a FEI (Fundação Educacional Inaciana) e o Mackenzie, ambos localizados na capital.

Já Israel tenta uma vaga em geografia na USP, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e no Mackenzie. Caso Ana Carolina mude de cidade, os dois prometem que o namoro continua: "Vamos ter que ficar indo e vindo. Eu poderia ter prestado para direito em Ribeirão Preto, mas não me inscrevi para lá", explica Mielli.

Ana Carolina dará preferência para os cursos de Ribeirão Preto e do Paraná. "Me inscrevi nos vestibulares antes de começarmos a namorar, não sabia, né?", lamenta Ana. Os dois se conheceram no cursinho e estudaram juntos para as provas: "Um complementava o outro", diz a estudante.

O namoro a distância, no entanto, poderá ser apenas temporário, pois a candidata cogita a possibilidade de, caso passe em Ribeirão, pedir transferência para o curso de São Paulo.
O caso de Patrícia Coimbra, 19, e João Felipe Lorena, 20, é o oposto: caso não entre em engenharia na USP, João é que irá para outra cidade. Além da Poli, o candidato tenta uma vaga na Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Guaratinguetá e na UFSCar (Universidade Estadual de São Carlos). Patrícia busca uma vaga em direito e prefere ficar na capital. "Estou prestando também para a Unesp, mas quero ficar por aqui, mesmo".

O casal, que está junto há quatro anos, esta tranquilo caso tenha que enfrentar viagens para se ver. "Eu apoio o que for melhor para ele, mudar para cursar uma faculdade de qualidade vale a pena", afirma Patrícia.
Fuvest
A segunda fase da Fuvest 2010 termina nesta terça-feira. Serão cobradas 12 questões de duas ou três disciplinas específicas (seis ou quatro perguntas de cada matéria), de acordo com a carreira escolhida.

Confira a sequência das provas:
3/1/2010 - prova dissertativa de português (dez questões) e redação;
4/1/2010 - 2ª fase da Fuvest, com prova dissertativa (20 questões) das disciplinas história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Cada questão poderá abranger conhecimentos de mais de uma disciplina;
5/1/2010 - 12 questões de duas ou três disciplinas específicas (seis ou quatro perguntas de cada matéria), de acordo com a carreira escolhida;
6 a 8/1/2010 - período de provas de habilidades específicas para candidatos a artes cênicas-licenciatura, curso superior do audiovisual, arquitetura (FAU), design (FAU), arquitetura (São Carlos). Cada curso tem uma data específica e
4/2/2010 - divulgação da lista de aprovados da primeira chamada.

Dos 128.144 inscritos no processo seletivo, 35.588 candidatos foram convocados para a segunda fase. Estão em disputa 10.812 vagas, sendo 10.622 na USP, 100 no curso de medicina da Santa Casa e 90 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Participam dessa edição, ainda, 2.380 treineiros. Esses vestibulandos estão alocados em 44 endereços, sendo 19 na região metropolitana de São Paulo e 25 no interior do Estado."

http://vestibular.uol.com.br/ultnot/2010/01/05/ult798u25636.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu pensamento.