domingo, 28 de fevereiro de 2010

Gabarito dos exercícios dos 9ºs anos - História

Oi Pessoas!

Abaixo segue o gabarito dos exercícios sobre Revolução Russa.

1) A Rússia era um gigantesco império, dominado por latifundiários, pela Igreja Cristã Ortodoxa, nobres oficiais do exército e governado por um czar. Sua economia era, praticamente, agrária apesar dos esforços dos últimos czares para modernizá-la. A maioria da população vivia na miséria, em péssimas condições. O czar tinha poder absoluto. As péssimas condições da população mais desemprego, fome, baixas das guerras (contra o Japão e a 1ª Guerra) geraram a insatisfação necessária para fomentar a revolução.

2) POSDR - Partido Operário Social Democrático Russo - Se dividiu em Bolcheviques: liderados por Lênin, queriam revolução imediata junto com os camponeses; e Mencheviques: apoiavam uma passagem lenta e democrática por meio do parlamentarismo. Apoiados por Martov.

3) Soviet - conselho de opérarios, deveriam assumir o governo através do CCP - Conselho dos Comissários do Povo.

4) Poder aos operários que deveriam gerir o país, sociedade sem classes, onde todos teriam condições dignas.

5) As Teses de Abril: pontos problemas e suas soluçãoes a serem realizados pelos bolcheviques. Era resumido na seguinte frase: "Pas, Terra e Pão".

6) "Paz, Terra e Pão" - Paz: saída da 1ª guerra mundial, Terra: reforma agrária e Pão: comida para a população.

7) NEP: Nova Política Econômica: lançada por Lênin, queria melhorar as condições econômicas da Rússia retomando alguns elementos do capitalismo para aumentar a produtividade do país: capitais estrangeiros, organização do setor agrícola em cooperativas, restabelecimento do comércio e permissão de diferenças salariais. A produtividade aumentou no setor agrícola, mas não no industrial.

8) Cheka: polícia política, Exército Vermelho: que garantiria a revolução, Partido Comunista e os Sovietes.

9) Quando Lênin morreu em 1924, o poder do Partido Comunista foi disputado entre Stálin e Trotsky. Stálin consegue a liderança do partido e Trotsky foi obrigado a se exilar. Anos depois foi assassinado no México pelos soviéticos.


Pessoal, não se esqueçam: qualquer dúvida procurem a professora ANTES da avalição!

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu pensamento.