sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Gabaritos do Exercício de História Geral - 1º ano

Oi Pessoas!!!

Vamos conferir os exercícios??


Gabarito dos exercícios de História Geral – 1º ano

1) humanismo – valorizava o antropocentrismo (os homens passam a se entender como a mais perfeita criação de Deus – acreditava-se em Deus, mas também na razão humana – O humanismo foi irradiado pela criação de universidades e da invenção da imprensa de Gutenberg no século XV – mais livros, ajudou na difusão do saber – seja através dos poucos que sabiam ler ou dos muitos que ouviam – história oral. Mas foi um movimento das elites.), o individualismo (cada um era responsável pelas suas ações, na pintura, isso aparece no crescimento de pinturas/retratos individuais) e o racionalismo (que trouxe o experimentalismo, onde se passou a estudar a natureza e o ser humano através de experiências racionais e metódicas. Também se passou a buscar regras gerais e universais que explicassem o mundo e a natureza através das ciências: anatomia, biologia, física e filosofia).

2) Na transição entre Idade Média e Moderna, entre feudalismo e capitalismo, época das grandes navegações, descobrimento do novo mundo.

3) * reafirmação dos 7 sacramentos (batismo, crisma, eucaristia, confissão, extrema-unção, hierarquia, casamento), do culto a Virgem Maria e aos Santos e do valor das indulgencias -
* definiu que a salvação da alma se dá pela fé e pelas ações – se arrepender e pagar indulgências consegue o perdão.
* toda a fonte da verdade está na Bíblia e nas tradições da Igreja – reafirmando que a palavra dos sacerdotes tinha tanto poder quanto da bíblia.
* membros do clero tem a obrigação de ter uma vida exemplar e uma boa formação intelectual – seminários – para evitar que despreparados, acabassem afastando ainda mais os fiéis.

4) No calvinismo o homem era predeterminado a ser um sucesso ou não. Se um homem era rico e bem sucedido, assim o era porque Deus queria assim. Logo, ser rico, trabalhar por essa riqueza, cobrar usura, não era pecados. Por isso que muitos burgueses, cansados das amarras colocadas pela ideologia católica, se voltaram par ao calvinismo que se expandiu junto com o capitalismo.

5) a) Reforma Protestante
b) venda de indulgências, venda de relíquias, atitudes em desacordo com os ensinamentos da Igreja, despreparo intelectual dos padres.
c) Pela religião de Calvino ter sido adotada por grande parte dos burgueses que se livraram das amarras ideológicas da Igreja Católica onde suas práticas mercantis eram desaprovadas.

6) não fazer

7) a)

8) d)

9) a)

10) d)

11) d)

12) c)

13) d)

14) e)

15) b)

16) d)

17) não fazer

18) * a venda dos cargos eclesiásticos – principalmente a pessoas que não possuíam vocação
* no luxo e na riqueza que desfrutavam os membros mais altos do clero
* atitudes em desacordo com os ensinamentos da Igreja
* despreparo intelectual dos padres, além disso, a burguesia queria ampliar seus lucros e acumular riquezas, mas era condenada pela Igreja. A usura foi tratada como pecado. Os reis precisavam manter seu poder, mas tinham como inimiga a própria Igreja que não via com bons olhos o fortalecimento dos reis, pois isso significaria o enfraquecimento do papa.

19) 1) Justificação pela fé – a pessoa é salva por meio da sua fé e não das obras que pratica
2) Sacerdócio universal – todos aqueles que têm fé podem interpretar a bíblia por si só
3) Negação da infalibilidade da Igreja – a única fonte de verdade é a bíblia, e não o que era ensinado pela Igreja.

20) Acreditava na predestinação, ou seja, que a pessoa é salva por vontade divina e que seu destino já está determinado antes do seu nascimento. É a favor do capitalismo, do lucro, do acúmulo de capitais, pois já que tudo é predeterminado, o homem é rico se Deus assim o quer.

21) Queria os bens da Igreja, diminuir o poder e a influência da Igreja na política e a anulação de seu casamento para poder se casar de novo e tentar gerar herdeiros do sexo masculino.

22) Ambos acreditavam que o rei governava por vontade divina. Jean Bodin – Rei só deve ser submisso a Deus. Direito Divino dos Reis. Jacques Bossuet – autoridade do governante é sagrada, pois age como um ministro de Deus na Terra.

23) O povo queria ordem, segurança e paz e acreditou que os reis poderiam conquistar tudo isso. Os burgueses necessitavam de menos impostos e segurança para seu comércio e o rei do dinheiro burguês para a formação de um forte exército. A Igreja que lutou contra o fortalecimento dos reis, foi enfraquecida pela Reforma Religiosa e foi obrigada a se aliar aos reis novamente, apoiando-os.

24) Revolução Puritana – conflito entre ingleses (anglicanos) e escoceses (puritanos) e o rei anglicano Carlos I que durou 7 anos. O rei foi deposto e morto por um nobre puritano, Oliver Cromwell que passou a governar a Inglaterra.

25) Atos de Navegação que determinava que as mercadorias só poderiam ser trazias para a Inglaterra por navios ingleses.

26) O rei inglês Carlos II era ligado a Igreja Católica e seu irmão, Jaime II havia se convertido ao catolicismo. Com a morte de Carlos II, seu irmão, Jaime II, católico, assume o trono do Reino Unido. Os ingleses ficaram mais tranqüilos ao saber que as 3 filhas de Jaime eram casadas com nobres anglicanos. Mas o rei consegue um filho homem com sua segunda esposa. Com isso, decidi-se derrubar o rei. Foi a Revolução Gloriosa. A coroa inglesa foi oferecida ao nobre holandês, Guilherme de Orange, cunhado de Jaime II, em troca da assinatura da Petição de Direitos onde o novo rei, aceitou diminuir seus poderes.

27) Rei francês Henrique III é incentivado por sua mãe, Catarina de Médicis e Henrique De Guise a perseguir os protestantes, pois a França era católica. A rainha mãe não conseguiu influenciar seu filho, que não pretendia atacar os protestantes. Por isso, Catarina e De Guise criaram a Liga Católica, católicos fervorosos em prol da França. Através da Liga conseguiram derrubar o rei e passaram a governar a França. O rei Henrique III se une ao amigo Henrique de Navarra Bourbon (que era protestante) e passa a lutar por seu trono. Mas durante o cerco a Paris, o rei Henrique III morreu. Henrique de Navarra Bourbon conseguiu entrar em Paris, perseguiu e matou Henrique De Guise e se tornou o novo rei da França com o nome de rei Henrique IV.

28) Lei criada pelo rei Henrique IV que dava liberdade de culto aos protestantes na França.


Não esqueça, 2ª feira tem plantão!!!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu pensamento.